Em tese, todos os dois tipos são bons para o consumo humano. Mas, quando se tem a oportunidade de “matar a sede” e de também se beneficiar com ingredientes saudáveis à sua vida, a água filtrada acaba perdendo muito em termos de reais benefícios à saúde e ao bem-estar definitivo.
Água filtrada
A água distribuída pela rede pública (ou de torneira, como se diz), que passa por um dispositivo filtrante para melhorar sua qualidade, normalmente é procedente de rios, represas ou lagos às vezes poluídos. Essa água, antes de chegar às torneiras dos consumidores, passa por tratamento com produtos químicos até se tornar potável e apropriada ao consumo, portanto, sem riscos à saúde. As empresas responsáveis pelo abastecimento das cidades têm o compromisso de fornecer uma água isenta de bactérias patogênicas às populações.
Filtro é um dispositivo para a melhora da qualidade da água já tratada. Apenas isso
A água de abastecimento chega às caixas totalmente estéril. Depois, entra nos canos e sai pelas torneiras. A partir daí, tem de passar por filtros ou ser fervida para ser consumida com segurança.
O líquido que sai das torneiras é um tipo de água que recebeu a adição de alguns compostos químicos, como flúor e cloro, por exemplo, para eliminar os patógenos nocivos à saúde humana. Portanto, ela tem pouco ou praticamente nenhum valor nutricional, servindo apenas para a hidratação. Ainda que sejam utilizados filtros, tudo isso serve apenas para torná-la mais “pura” e livre de bactérias.
Muitas pessoas, hoje, optam por adquirir filtros domésticos, por acharem que estarão consumindo a mesma coisa que água mineral. A verdade não é bem assim. Muita propaganda enganosa, com viés meramente comercial – produzida e difundida por empresas fabricantes de filtros –, distorce ideias e cria mitos para que, assim, as pessoas tenham certas dúvidas a respeito da água mineral e acabem comprando e instalando filtros em suas casas, com a ilusão de que a água filtrada tem o mesmo potencial qualitativo da água mineral.
Portanto, o filtro não acrescenta qualquer benefício nesse sentido, pois, no fundo, ele não agrega nenhum componente nutricional à água da rede pública.
Por fim, encanamentos enferrujados, com matérias orgânicas em decomposição (lodo, fuligem algas etc.) e caixas sem higiene podem comprometer a qualidade da água antes de ela chegar às torneiras.
“Água Mineral Natural: é um produto obtido diretamente de fontes naturais ou por extração de depósitos subterrâneos. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais.”
– Definição da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Portanto, é uma água produzida, filtrada e enriquecida com sais minerais pela própria natureza. Não necessita de nenhum processo químico ou artificial para ser purificada. É captada do subsolo através de fontes hidrominerais localizadas em áreas protegidas da poluição ambiental, para preservação da sua composição mineral. Somente fontes legalmente autorizadas podem explorá-las.
Depois que a água da chuva cai e penetra no subsolo, durante dezenas de anos ela percorre diversas variedades de rochas existentes na natureza, das quais vai absorvendo sais minerais e outros elementos nutrientes.
Por lei, a água mineral natural não pode sofrer qualquer tipo de tratamento. Ela deve ser captada e envasada na própria fonte, para chegar ao consumidor tal como foi concebida na natureza.
Uma água só pode ser classificada como mineral natural se tiver um conteúdo permanente de sais minerais e em quantidades mínimas estabelecidas por lei. Essa classificação é feita pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, após rigorosas análises do produto. O rótulo da marca tem conter o número de lavra e o registro no DNPM .
Os sais e outros elementos presentes nas águas minerais oferecem efetiva contribuição à saúde humana, acelera seu metabolismo e ajuda na sua desintoxicação. Por exemplo, o flúor atua na prevenção de cáries, o magnésio aumenta o vigor físico e previne a hipertensão, o bicarbonato controla a acidez do estômago, o cálcio previne a osteoporose, e assim por diante.
Ela é envasada em embalagens sem nenhum contado manual, ou seja, do jeito que a natureza nos deu você̂ estará́ consumindo.
Como podemos ver, a água mineral natural traz benefícios reais que vão muito além do simples consumo de água tratada ou filtrada. Por isso, ela é recomendada para todos, desde recém-nascidos até jovens, adultos e idosos. Suas propriedades naturais cumprem o papel que a água tem e ainda ajuda as pessoas que a consomem a se fortalecerem com a ingestão diária de pura saúde e bem-estar.